Sistema Circulatório

Definição de Sangue

O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Numa pessoa normal sadia, cerca de 45% do volume de seu sangue são células (a maioria de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas).
O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigénio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Este movimento circulatório do sangue ocorre devido à actividade coordenada do coração, pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos. O sangue transporta ainda muitos sais e substâncias orgânicas dissolvidas.
No interior de muitos ossos, há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
O sangue é formado por um líquido amarelado denominado plasma, no qual se encontram em suspensão milhões de células.
Entre as proteínas plasmáticas, encontram-se a albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; o fibrinogênio e a protombina, que participam na de muitos factores indispensáveis que formam o sangue.

coagulação; e as globulinas, incluindo os anticorpos, proporcionam imunidade face a muitas doenças.
Uma grande parte do plasma (95%) é composta pela água, meio que facilita a circulação O nível de sal no plasma é semelhante ao nível de sal na água do mar.
Na figura acima, pode-se observar um vaso sanguíneo (cortado ao meio), onde aparecem os elementos figurados (plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos), suspensos sobre o plasma sanguíneo.

Plaquetas

As plaquetas são pequenas massas homoplásticas a nucleares, que aderem à superfície interna da parede dos vasos sanguíneos no lugar de uma lesão e fecham o defeito da parede vascular. Tem cerca de 200.000 a 300.000 plaquetas, denominadas trombócitos, no sangue.
A plaqueta circula no sangue durante 5 dias, em média. Depois disso, ela é sequestrada pelo baço e destruída pelo mesmo. Quando o baço está com sua função afectada ou quando uma pessoa retirou o baço (paciente esplenectomizado) ocorre um aumento do número de plaquetas. No caso de uma pessoa com hiperesplenismo (actividade aumentada do baço) ocorre uma diminuição do número de plaquetas.
As plaquetas participam na formação da rolha hemostática, são activadas por exposição ao colágeno. Depois que ocorre a activação, elas se aderem ao subendotélio lesado, ali se acumulam e se ligam entre si formando um trombo que é posteriormente estabilizado.

Sintomas das Plaquetas baixas
- Manchas roxas ou esverdeadas no corpo
- Sangramentos
- Tonturas

Glóbulos Vermelhos

 São células importantíssimas, também conhecidas como Hemácias ou Eritrócitos. Basicamente, a sua função é transportar gases e nutrientes para todo o corpo.

As hemácias são côncavas e achatadas, nascem dentro dos ossos, em uma parte chamada de medula óssea, que é a mesma usada para transplantes nos casos de leucemias. Elas têm um tempo de vida muito curto, por volta de 100 a 120 dias. Curiosamente, apenas as hemácias jovens dos mamíferos possuem núcleo, quando amadurecem, elas perdem, provavelmente para que assim haja mais espaço na célula para o transporte de gases, além de facilitar a passagem por vasos muito finos, pois existem capilares tão finos, que permitem apenas a passagem de apenas uma hemácia por vez, sem o núcleo ela consegue espremer dentro desses vasos, facilitando a passagem.
Essas células carregam dentro de si, uma molécula importantíssima, chamada Hemoglobina, ela consiste basicamente de uma proteína com 4 partes e com um pedaço feito de Ferro chamado radical Heme. É nessa parte que as coisas ficam presas para serem transportadas. Além disso é a Hemoglobina que é responsável pela cor vermelha do sangue.
Quando passa pelo pulmão, o oxigénio é jogado dos alvéolos pulmonares para dentro das hemácias por força da pressão. Quando chega aos tecidos, o oxigénio sai da célula e entra o gás carbónico que é levado até os pulmões e liberado.
O transporte dos gases nas Hemácias, segue as características da pressão exercida por cada gás e da afinidade que a Hemoglobina tem por eles. Exemplificando, a afinidade da Hemoglobina pelo oxigénio, é cerca de 10 vezes maior do que a afinidade pelo Dióxido de carbono, e afinidade pelo Monóxido de carbono, é cerca de 250 vezes maior do que a afinidade pelo oxigénio. Como a afinidade da Hemoglobina pelo oxigénio é maior do que a pelo Dióxido de carbono, quando a Hemácia oxigenada chega aos tecidos, é necessário que haja uma redução da afinidade pelo oxigénio para que a pressão de Gás carbónico seja capaz de deslocá-lo da Hemoglobina e ocupar o seu lugar. Essa redução de afinidade é dada pelo acoplamento de pró tons naquelas 4 partes da Hemoglobina.
Quando a Hemoglobina está ligada ao Oxigénio, chamamos de Oxiemoglobina.   
Quando a Hemoglobina está ligada ao Dióxido de Carbono, chamamos de Carboxi-hemoglobina.

Quando a Hemoglobina está ligada ao Monóxido de Carbono, chamamos de Monoxiemoglobina.

Glóbulos Brancos

As células brancas do sangue, são aquelas que fazem parte do sistema imunológico ou seja, são as células de defesa, responsáveis pela protecção do organismo. Também conhecidas como Leucócitos, são eles:
Glanulócitos: Incluem os Neutrófilos, Basófilos e Eosinófilos.
Agranulócitos: São os Linfáticos e Necrófagos.
Também estão na jogada, os Mastócitos e Monócitos.
Os Granulócitos são chamados assim por causa dos seus grânulos. Quando olhamos ao microscópio, dá pra ver que no citoplasma dessas células, existem muitas vesículas cheias de substâncias químicas, geralmente mediadores da inflamação.
Neutrófilo: Também conhecido como Leucócito Polimorfo nuclear, essa célula é crucial na defesa do organismo, principalmente porque é o principal controlador da inflamação aguda. Quando o organismo é invadido por um antígono, durante os primeiros 7 dias que remetem a inflamação aguda, o responsável pela defesa é o Neutrófilo. Ele sai do sangue e vai para o tecido agredido através da Diapedese ou Transmigração, que é a passagem da célula pelas paredes do vaso sanguíneo. Tem grande importância na fagocitose (literalmente é comer e digerir), principalmente de bactérias.
Basófilos: Até agora é o leucócito de menor importância conhecida. O que se sabe, é que ele libera mediadores químicos, principalmente Histamina (um potente vasodilatador), e Heparina (um eficaz anticoagulante).
Eosinófilos: Estes são maneiras, também chamados de acidófilos, é um dos responsáveis pela liberação de IgE, que é o anticorpo das alergias. Também tem participação activa no combate a fungos e helmintos.
Os Agranulócitos são os :
Linfócitos: Os Linfócitos são células importantíssimas no controle de infecções por parasitas intracelulares, mutações, apresentação de antígonos, produção de anticorpos. Eles podem ser do tipo T e B.
Linfócitos T: Apresentam a proteína TCR. Tem origem na medula óssea e sofre maturação no Timo. Suas funções estão de acordo com a proteína de membrana que apresentam (Tcd4  ou Tcd8).
Linfócitos TCD4: Também conhecido como Linfócitos auxiliar. Este é um dos principais apresentadores de antígonos. Funciona assim: Esta célula pega num pedaço da membrana do micróbio e mostra para outro leucócito, então ele é activado e procura atacar todos os micróbios iguais ao apresentado. Esse é um dos principais organizadores de nossa defesa, sem ele, o nosso exército fica cegueta, sem saber quem atacar. A SIDA é tão perigosa, porque destrói justamente essas células, o vírus HIV usa a proteína Tcd4 para entrar no Linfócitos e se multiplica, destruindo-o.
Linfócitos TCD8: Também conhecido como Linfócitos Cito tóxico. A principal função dessa célula, é destruir outras células, através de cito toxidade. Quando uma célula está meio esquisita, seja infectada ou sofreu mutação, este Linfócitos induz a apoptose, que é a morte celular programada. Ou libera substâncias que rompem a membrana da célula, através do gradiente osmótico.
Linfócitos B: Apresentam a proteína BCR. Quando um antígono é reconhecido (provavelmente por apresentação, o Linfócitos B sofre expansão clonal (começa a multiplicar-se que nem louco), depois, metade dessas células se diferenciam em Plasmócitos, que vão secretar anticorpos contra o antígono reconhecido; A outra metade se diferencia em Células B de memória, que ficam guardadas na medula para combater uma possível reinvenção no futuro.
Linfócitos NK: Também conhecido como Leucócito Grande Granular, o NK - Natural Killer (Assassino por natureza), é simplesmente, uma célula especializada em caçar e eliminar células mutantes, que provavelmente se transformariam em um tumor e também células infectadas por vírus. Não fazem fagocitose, agem por cito toxidade. Também tem papel na redução da imunidade planetária durante a gravidez, assim o corpo da mãe não reconhece o filho como um invasor, e deixa de atacá-lo.
Acrófago: Também chamados Histiócitos pelos histologistas. São células gigantes, com muito poder alocutário, lutam com o Neutrófilo para combater a inflamação, principalmente a crónica. Essas células têm a missão de fagocitar a emacia velhas lá no Baço. Também apresentam antígonos ao Linfócitos T. Quando estão no sangue, essas células são chamadas Monócitos e não servem para muita coisa; Maduras vão para o tecido conjuntivo pela Diapedese e se diferenciam em Macrófagos. Eles recebem vários outros nomes, de acordo com o local onde se encontram, como Osteoclastos quando estão nos ossos.
Mastócitos: Encontrados apenas no tecido, eles tem grande papel no processo alérgico, pois liberam uma quantidade de Histamina absurda quando activados. Também têm participação na defesa contra organismos patogénicos.
Param terminar, temos cerca de 5.000.000 de Glóbulos Vermelhos para cada mm3 de sangue, contra 10.000mm³ de Glóbulos Brancos.

Funcionamento do Sistema Circulatório

Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajecto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigénio, substâncias nutritivas e harmónios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e ureia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajecto em um período aproximado de um minuto.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num círculo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.
Veias: são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. A parede das veias, como a das artérias, também é formada por três camadas. A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes arteriais. Além disso, diferentemente das artérias, as veias de maior calibre apresentam válvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garante sua circulação em um único sentido.
Artérias: são vasos de parede espessa que saem do coração levando sangue para os órgãos e tecidos do corpo. Compõem-se de três camadas: a mais interna, chamada endotélio, formada por uma única camada de células achatadas; a mediana, constituída por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elásticas.
Capilares sanguíneos: são vasos de pequeno calibre que ligam as extremidades das arteriais às extremidades das vê nulas. A parede dos capilares possui uma única camada de células, correspondente ao endotélio das artérias e veias
Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigénio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direitas e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigénio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.


Circulação pulmonar

Circulação Pulmonar ou Pequena circulação é a designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigénio de volta ao coração. Em síntese, é uma circulação coração-pulmão-coração.
Inicia-se no ventrículo direito e termina na aurícula esquerda do coração.
O sangue, pobre em oxigénio e rico em gás carbónico, entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as artérias pulmonares e capilares pulmonares, onde se realiza a hematose pulmonar, processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbónico do sangue e o tornam rico em oxigénio.
Um líquido vermelho, rico em oxigénio, passa pelas vê nulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando na aurícula esquerda.
Resumidamente, a circulação pulmonar é composta por: ventrículo direito artéria pulmonar pulmão veias pulmonares átrio esquerdo aurícula esquerda. A partir daí o sangue passa para a artéria aorta dando início à grande circulação.
Na pequena circulação, o sangue venoso sai do coração e segue para os pulmões pela artéria pulmonar. Uma vez oxigenado, o sangue retorna do coração através das veias pulmonares.

Função do sistema Circulatório

Transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigénio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
Transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
Transporte de resíduos metabólicos: a actividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
Transporte de hormonas: hormonas são substâncias secretas das por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contracção da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogénio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
Transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogénea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
Coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sanguínea. O sangue contém ainda factores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguíneo.

Ramificações

As artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contacto estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções; libera o oxigénio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que por último, o sangue se reúne na veia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.


Circulação portal

A circulação portal é um sistema auxiliar do sistema nervoso. Um certo volume de sangue procedente do intestino é transportado para o fígado, onde ocorrem mudanças importantes no sangue, incorporando-o à circulação geral até a aurícula direita.


Doenças Sanguíneas

As doenças do sangue resultam mudanças anormais em sua composição. A redução anómala do conteúdo de hemoglobina ou do número de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia. A formação de hemoglobina anómala é característica da anemia falciforme e da talassemia. A leucemia é acompanhada por uma proliferação desordenada de leucócitos.
A deficiência de qualquer dos factores necessários à coagulação do sangue provoca hemorragias. Diversas doenças hemorrágicas, como a hemofilia, são hereditárias.
Sida
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
A SIDA provoca ainda perturbações como perda de peso, tumores no cérebro e outros problemas de saúde que, sem tratamento, podem levar à morte. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.
Leucemia
A leucemia corresponde a um conjunto de neoplastias malignas (cancro/câncer) que atingem o sangue e possuem origem na medula óssea.
Podemos classificá-las em:
Leucemias Agudas - aquelas de início e evolução rápidos
Leucemias Crónicas - aquelas em que a instalação é insidiosa
Podemos, ainda, classificá-las segundo a linhagem celular comprometida:
Leucemias Linfóides - comprometimento da linhagem linfóide
Leucemias Mielóides - comprometimento da linhagem mielóide
A sua causa (etiologia) precisa é desconhecida. Sabe-se que, a depender do subtipo, estão envolvidas alterações genicas e cromossomas específicos.
Tem como característica a proliferação anormal de células na medula óssea - onde origina-se o sangue o que pode acabar por suprimir a produção de células normais.
Clinicamente e patologicamente a leucemia é dividida em formas agudas e crónica.
Anemia
"Anemia", palavra que do grego significa "privação de sangue". É caracterizada por uma diminuição da quantidade total do número de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina do sangue (concentração de hemoglobina inferior a 0,13g/ml no homem e a 0,12g/ml na mulher).
Hemoglobina
A hemoglobina é constituída por um pigmento vermelho chamado Heme, que dá a cor vermelha característica do sangue. É um pigmento especial predominante no sangue, cuja função é transportar o oxigénio. Transporta o oxigénio dos pulmões até os tecidos do corpo. Depois, inverte sua função e recolhe o dióxido de carbono, transportando-o até os pulmões para ser expirado.
A deficiência de hemoglobina provoca a anemia. As alterações da estrutura da hemoglobina podem causar a anemia falciforme.

As hemorragias

O controlo da hemorragia deve ser feito imediatamente, pois uma hemorragia abundante e não controlada pode causar morte em 3 a 5 minutos.
A hemorragia externa é a perda de sangue ao rompimento de um vaso sanguíneo (veia ou artéria). Quando uma artéria é atingida, o perigo é maior. Nesse caso, o sangue é vermelho vivo e sai em jactos rápidos e fortes.
Quando as veias são atingidas, o sangue é vermelho escuro, e sai de forma lenta e contínua.
A hemorragia interna é o resultado de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos.
Grupos sanguíneos compatíveis
Obs. Sangue negativo só recebe negativo.
Sangue Tipo:         Recebe Tipo:
A+  A+ ou A- ou O-
A-  A- ou O-
B+  B+ ou B- ou O-
B-   B- ou O-
AB+           AB+ ou AB- ou O-
AB-            AB- ou O-
O+  O+ ou O-
O-  O-

Condições mínimas para doar sangue

Idade entre 18 e 60 anos;
Peso acima de 50 kg;
Nunca ter contraído doenças contagiosas ou de risco. Exemplos comuns: Malária, Sífilis, Hepatite, doença de Chagas, Diabete, AIDS, doença cardíaca, Convulsões, Hipertensão Arterial grave, Câncer, colágeno e Lepra;
Não ter tido gripe e febre nos últimos 7 dias;
Não ser gestante;
Não ter recebido transfusão nos últimos 10 anos;
Não ter realizado cirurgia nos últimos meses;
Prazo de doações
Homens podem doar sangue a cada 60 dias;
Mulheres a cada 90 dias

Ao doar sangue...

De manhã, tomar café normalmente.
À tarde, almoçar evitando alimentos gordurosos e comparecer 3 horas após a refeição.